Com a chegada da Internet nos defrontamos com novas possibilidades, desafios e incertezas o processo de ensino-aprendizagem.
A Internet veio para facilitar a pesquisa, troca de informações entre pesquisadores, professores e alunos mesmo estes estando do outro lado do mundo. Mas isso não acontece de forma mágica, é necessário que estejamos preparados para utiliza - lá.
Com a utilização das informações disponíveis na Internet, o professor pode preparar melhor a sua aula, modificar o processo de comunicação com os alunos. Com a Internet o professor tem acesso às notícias mais recentes sobre o tema que ele está trabalhando em sala, tem acesso aos últimos artigos publicados, tem acesso a programas, vídeos, e diversos outros materiais que podem contribuir para a sua aula.
Hoje em dia o acesso a materiais audiovisuais é muito simples, podemos encontrar e copiar de forma fácil vídeos, apresentações, imagens, músicas, materiais em áudio, programas em diversos sites na Internet, como http://www.dominiopublico.gov.br/ e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/.
Segundo o site Portal do Professor na página “Recursos Educacionais”:
“os recursos multimídia publicados são de acesso público e estão disponíveis para enriquecer a sua aula e a aprendizagem de seus alunos. Além de poder ser baixado para sua máquina, CD-ROM ou pendrive.”
De acordo com o site Domínio Público na página “Missão”:
O "Portal Domínio Público", lançado em Novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
Moran (2006) além de acesso as obras, o professor também tem acesso aos autores das mesmas, o que pode contribuir muito para o processo de ensino.
O professor pode também auxiliar os alunos em suas pesquisas mesmo não estando fisicamente presente. Isso através de aplicativos de chats ou bate-papo, que podem ser por texto, como também por áudio e vídeo.
A Internet é ótima para qualquer pessoa que deseja se manter atualizada, principalmente para os educadores. Mas ela pode se tornar um tormento para aqueles educadores que se acostumaram a dar aula sempre da mesma maneira, onde impõe um único tipo de avaliação, fala o tempo todo, ou seja, aquele professor que trabalha a educação bancária (Moran, 2006).
Moran (2006) ensinar é orientar, estimular, relacionar, mais que informar, mas só orienta aquele que conhece, que tem uma boa base teórica e que sabe comunicar-se.
Dessa maneira é necessário que os professores estejam sempre atualizados, que tenham em sua rotina uma hora para fazer pesquisas, que busquem fazer cursos para aperfeiçoar ou mesmo aprender a utilizar o computador.
Os alunos estão prontos para a Internet. Quando tem acesso, vão longe. Porém muitas vezes eles a utilizam apenas como entretenimento, com os jogos, sites de relacionamento, e-mail, músicas, vídeos. Cabe ao professor orientar-los nesse vasto meio de informação para que eles possam adquirir o hábito da pesquisa.
Referências
MORAN, José Manuel. Desafios da Internet para o professor. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/desaf_int.htm. em 19/11/2008
Recursos Educacionais. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceIndex.action. em 19/11/2008
Missão. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/Missao/Missao.jsp. em 19/11/2008
Um comentário:
Blog do José Manuel Moran
http://moran10.blogspot.com/
Postar um comentário